quinta-feira, 1 de abril de 2010

Arquitetura do sec. XX

Com a revolução industrial, no inicio do sec. XX, surge a produção em série e aumenta a disponibilidade de materiais pré fabricados, o que na arquitetura facilitou a construção dos edifícios q passam a ser construidos em um periodo de tempo muito menor. surgem pontes e ferrovias, além de barcos, aviões e armamento para a guerra.

O ferro, combinado com o cimento (concreto armado) trouxe mais possibilidades de formas, diminuindo o peso das vigas e lajes e por tanto facilitando a utilização de grandes vãos suspensos. O aço também possibilita independência entre as estruturas ao mesmo tempo em que auxilia na vedação e permitindo o uso de esquadrias maiores o que torna os ambientes mais iluminados e espaços internos maiores.

Os arranha-céus também passaram a ser projetados e executados em maior numero devido a intensificação populacional após a primeira guerra mundial onde os Estados Unidos virou sinônimo de terra dos direitos individuais e da liberdade de expressão. Os terrenos passaram a ser mais valorizados,e construir arranha-céus foi a solução para potencializar a capacidade do terreno.

Desde o início os arranha-céus tinham tanto função comercial como residencial. A diferença é que com o passar do tempo as técnicas foram sendo aprimoradas para o uso mais adequado das novas tecnologias.




Empire States 1929 – 1931
A rapidez em que foi construido se deve, essencialmente, ao uso dos novos materiais.
Construido respeitando as normas construtivas da época, é escalonado a medida que sobe permitindo que todos os pavimentos recebam luz.


Nesse início de século surgem ainda as construções feitas com estrutura completamente metálica como é o caso da torre Eiffel - em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário