Movimento que surge no final do séc. XVIII na França e Inglaterra, como forma de contrapor os principios do barroco. Buscavam a forma regular, simples e pura, sem exageros, pouca ornamentação.
Nesse periodo é feito um resgate das formas do classicismo greco-romano. Na arquitetura, as características são bastante evidentes:
- presença de pórticos colunatos e frontões triangulares
- predomínio da horizontalidade
- entablamentos diretos e decoração de caráter estrutural.
observando as imagens acima é fácil perceber a redução no uso dos ornamentos e das linhas curvas.
A arte neoclássica:
- harmonia do colorido nas pinturas e exatidão de contornos;
- arte entendida como imitação da natureza, racionalismo.
No Brasil a tendência neoclássica é recebida somente em 1816, com a chegada da Missão de Artes Francesa no Rio de Janeiro. A primeira construção neoclássica produzida em território brasileiro foi a Academia Nacional de Belas Artes, por Grandjean de Montigny.
Ainda hoje, passados cerca de 200 anos, é possivel encontrarmos ‘cópias’ do neoclassico sendo produzidas, como é o caso da rede de departamentos Havan. Esses edifícios, reproduzidos de forma ‘padrão’ por todo o estado, ficam deslocados do contexto e da realidade contemporânea em que vivemos.
Como já foi dito em aula, cada estilo deve ser reproduzido no seu momento. É possivel sim, ter inspiração em alguns elementos mas sempre pensando no impacto com entorno e respeitando os movimentos passados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Comentar mais sobre a crítica do emprego atual de revivalismos como o Noeclássico.
ResponderExcluirOi, além da Havan que é uma "cópia" de algumas caractérísticas do estilo, também podemos perceber casas que possuem frontões "colunas" e outros elementos e características copiadas das vanguardas que já passaram não respeitando elas, e deixando de tirar proveito da vanguarda em que vivemos, causando um forte inpacto no entorno por causa das "cópias" que não correspondem a época vivida.
ResponderExcluirAbraços