segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Objeto

Tapete De Stil





A composição do objeto foi realiza a partir de uma análise das obras de Mondrian, as quais seguia rigorosamente os principios do movimentento De Stijl formas geométricas bem definidas e uso das cores primarias.






A idéia do grupo foi respeitar o movimento porém inserir elementos que a tornassem uma releitura e não uma ‘cópia’. Desta forma, utilizamos as cores neutras em formas geométricas o que não acontecia no movimento oringinal onde o preto era utilizado para demarcar a divisão das cores.


A junção dos retângulos foi feita através de linhas largas e assimétricas, já q o movimento preza pela assimetria que se equilibra através da composição das cores.






O uso de espessuras irregulares na costura foi a maneira que encontramos para representar as 3 principais fases da vanguarda:


1º fase de 1916 a 1921, formativa e centrada na Holanda.
2º fase de 1921 a 1925, de maturidade e de disseminação Internacional.
3º fase de 1925 a 1931, de transformação e dissolução final.


Optamos por um tapete, por ser um objeto de uso diário no qual o espectador estará interagindo constantemente. Além de ter uma função estética assume caráter prático e utilitário.




4 comentários:

  1. Olá achei muito legal o objeto de vocês!
    com a utilização de formas geométricas e cores bem vibrantes! :)

    (Safira)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo obejto, seguiram a teoria de Mondrian onde para ele o ângulo reto era um dos pilares fundamentais de sua teoria neoplástica.

    ResponderExcluir
  4. O Neoplasticismo,buscava elementos mais puros,caracteristicas próprias,como fica claro no objeto (tapete)confeccionado pelas acadêmicas.
    A necessidade de ressaltar a criação humana fez com que os artistas usufruisem das cores primárias (azul, amarelo, vermelho).
    O cubismo, vale acrescentar que foi um fator essencial para o surgimento desde movimento,pois com o Cubismo perde-se aquelas formas tradicionais e modelos formais.
    Uma dica de livro que achei interresante de repassar: Neoplasticismo na Pintura e na Arquitetura. Autor: Piet Mondrian

    por: Mariely de Mello Mello

    ResponderExcluir